PDM
REABILITAR

Água e Saneamento Básico

Águas para Consumo Humano e Saneamento básico

Em pleno século XXI ainda existem zonas que não possuem saneamento básico. Esta situação acontece, na maioria das vezes, por falta de investimentos dos municípios e juntas de freguesia, preferindo encaminhar os fundos para outras actividades/infra-estruturas de menor importância e utilidade.

A inexistência de saneamento básico implica à população a busca de outras soluções, no caso dos resíduos domésticos, as populações recorrem tradicionalmente às “fossas”. Estas, quando cheias, são esvaziadas e o seu conteúdo é lançado directamente para o solo podendo, posteriormente, contaminar os lençóis de água. Por outro lado, a falta de abastecimento de água pode ser encarada como um problema, visto que também neste caso a população irá enveredar por outra via, recorrendo aos poços, onde a qualidade da água não é analisada, podendo trazer problemas caso venha a ser consumida.

O saneamento básico deve ser um bem essencial e básico à saúde da população, não só da nossa região, mas da população mundial, o que infelizmente não é uma realidade.
A água para abastecimento público serve 98% da população do Concelho. Estão previstos a curto prazo investimentos no Concelho ao nível dos sistemas de abastecimento em baixa. Estão igualmente previstas intervenções em grande escala em 7 zonas habitacionais.

O Município de Figueiró dos Vinhos assinou protocolo com a Empresa Águas do Centro do Grupo Águas de Portugal, onde irá assumir a gestão e responsabilidade pelo desenvolvimento de projectos de execução das redes de distribuição de água e da recolha de águas residuais em “baixa” para o município.

ETAR de Várzea RedondaNo que se refere ao saneamento básico o Concelho é servido por duas Estações de Tratamento de Águas Residuais - ETAR’s: Várzea Redonda e Vale Tábuas.
A ETAR de Várzea Redonda foi projectada para proceder à recolha e tratamento dos efluentes das localidades de Castanheira de Figueiró, Carameleiro, Colmeal, Figueiró dos Vinhos, Lavandeira, Portela, Quinta do Mouchão, Casal de Santarém e Várzea Redonda.

ETAR de Vale TábuasA ETAR de Vale Tábuas foi projectada para proceder à recolha e tratamento dos efluentes da Freguesia de Aguda, Concelho de Figueiró dos Vinhos e freguesias limites dos Concelhos de Alvaiázere e Ansião.

O sistema de águas residuais cobre 30% da população, estando previsto a curto prazo a construção de duas novas ETAR’s (Foz de Alge e Bairradas) que vão absorver os sistemas respectivos, bem como a construção de um terceiro sistema na Freguesia de Aguda que terá ligação à ETAR de Vale Tábuas.

z