CALENDÁRIO
PDM
PLATAFORMA DIGITAL - PDM
APOIOS
Projetos Cofinanciados
LICENCIAMENTO
Licenciamento Zero
ARU
ARU
REABILITAR
REABILITAR
IFRRU 2020
REABILITAR
METEOROLOGIA

Ambiente

Educação Ambiental

Informação Detalhada

A educação ambiental é um processo educativo que surgiu da constatação pela progressiva destruição do ambiente por parte da humanidade, sobretudo a partir da revolução industrial. Procura dar resposta à urgente necessidade de conduzir as pessoas a uma mudança de atitudes e comportamentos que as levem a participar activamente na resolução dos problemas ambientais.

Neste sentido e com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e consequentemente da qualidade de vida dos Figueiroenses, a Câmara Municipal tem vindo a promover diversos programas, projectos e actividades de índole ambiental.

Verificou-se no dia 14 de Junho de 2007, e pelo segundo ano consecutivo, a atribuição do galardão da Bandeira Azul e de Praia Acessível, em Aldeia Ana de Aviz. Este galardão, deve-se ao facto da praia fluvial da aldeia Ana de Aviz continuar a cumprir os 29 critérios de avaliação ostentando, deste modo o símbolo de qualidade ambiental.

Educação Ambiental

O Município de Figueiró dos Vinhos conjuntamente com o Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos promoveu as comemorações do Dia Mundial da Floresta (21 de Março) onde pretendeu naquele dia dedicado à sensibilização, envolver algumas entidades locais, e realizar uma jornada com actividades lúdico-pedagógicas que contemple também a arborização de uma pequena área ardida da Mata Municipal do Cabeço do Peão.

 

Dia Mundial da Floresta

Importa salientar, um estudo recente efectuado pela empresa Municípia, em que o Concelho de Figueiró é considerado símbolo de excelência ambiental e qualidade de vida, encontrando-se em sétimo lugar a nível nacional e primeiro lugar no Distrito de Leiria.
A Câmara Municipal em parceria com a Junta de Freguesia de Figueiró dos Vinhos procedeu ao encerramento da lixeira na Serra do Douro onde durante vários anos se observou o lançamento de resíduos de forma indiscriminada e sem qualquer controlo posterior. Este projecto de encerramento e recuperação da lixeira, prendeu-se com a necessidade primordial de solucionar uma situação que se traduz em incidências ambientais fortemente negativas.

Lixeira na Serra do Douro - Antes Lixeira na Serra do Douro - Depois

ActividadesO programa de ocupação dos tempos livres dos jovens - OTL visa proporcionar aos jovens a ocupação dos seus tempos livres aliando a brincadeira ao conhecimento na área da Protecção e Divulgação do Ambiente.

Numa primeira fase foi implementado o sistema de reciclagem para o papel na Câmara Municipal, dado que correspondem ao tipo de resíduos mais produzidos dentro da mesma, e este processo é realizado através de caixas forradas com diversos materiais/ desenhos alusivos ao tema da reciclagem em são distribuídas por todos os gabinetes, umas de maior dimensão (local onde são produzidos mais resíduos de papel) e de menor dimensão (local onde são produzidos quantidades menores de resíduos de papel) e posteriormente os resíduos de papel são recolhidos e colocados no ecoponto correspondente ao papel/cartão que é o azul.

Seguidamente foram realizadas outras actividades que se prendem com a limpeza e campanhas de sensibilização relativamente aos jardins e espaços urbanos, com a bandeira azul, foram efectuados jogos sobre a reciclagem na praia fluvial da Aldeia de Ana de Avis e posteriormente foram distribuídos brindes e alguns folhetos informativos.

Foi implementado no Concelho de Figueiró dos Vinhos o sistema de recolha selectiva de pilhas e acumuladores usados por considerarmos de extrema importância a correcta gestão de pilhas e acumuladores, onde foi efectuada a distribuição de pilhões pelas escolas, supermercados e diversas entidades do Concelho. Desta forma, esperamos sensibilizar os cidadãos, promover a recolha selectiva da quantidade de pilhas e acumuladores produzidos e posteriormente a reciclagem da maioria da percentagem da quantidade recolhida.

O Município de Figueiró dos Vinhos é parceiro do Programa Eco-Escolas dada a importância deste projecto de educação ambientalno qual se compromete a apoiar as escolas na implementação da metodologia do programa.

O Programa Eco-Escolas destina-se preferencialmente às escolas do ensino básico, embora possa ser implementado em qualquer grau de ensino. Este programa pretende:

  1. Encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilidade da comunidade.
  2. Estimular o hábito de participação envolvendo activamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das acções.  
  3. Motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.
  4. Fornecer formação, enquadramento e apoio a muitas das actividades que as escolas desenvolvem.
  5. Divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional.
  6. Contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais na perspectiva de implementação da Agenda 21 Local.

Outro projecto de educação ambiental em que a autarquia está envolvida é o Projecto Jovens Repórteres para o Ambiente promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, Secção Portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE). Este projecto que decorre em Portugal desde 1994 destina-se fundamentalmente aos estudantes do Ensino Secundário, pretendendo contribuir para uma preparação dos jovens para o exercício de uma cidadania activa na defesa do ambiente, através da sua participação nos processos de decisão.

A AREAC - Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro e alguns municípios seus associados, de que é exemplo o de Figueiró dos Vinhos têm dinamizado o Projecto ecoÓLEO - Reciclagem de Óleos Alimentares Usados (OAU) no sector doméstico. Este projecto consiste aos cidadãos que guardem os óleos de fritar em garrafas de plástico e a colocar as garrafas fechadas em contentores específicos, também designados por ecoÓLEOS. Desta forma, pretende-se oferecer uma alternativa à população para encaminhar os seus OAU, que na maioria dos casos são enviados para rede de esgotos o que provoca graves problemas ambientais e de funcionamento nas ETAR’s, e potenciar a sua reciclagem em biodiesel.
Este projecto tem tido bastante sucesso, tendo entretanto estendido-se à população escolar já que se considera uma iniciativa de extrema importância.

REVISTA MUNICIPAL
z
z
ESTÁGIOS PEPAL
CONSULTA PÚBLICA
SUBSCREVA AQUI
FACEBOOK
© Município de Figueiró dos Vinhos 2012 | Termos e Condições de Utilização | Desenvolvido por | Powered by