CALENDÁRIO
APOIOS
Projetos Cofinanciados
LICENCIAMENTO
Licenciamento Zero
ARU
ARU
METEOROLOGIA

O Concelho

Apresentação

Figueiró dos Vinhos, concelho com Oitocentos anos de História, revela ao longo dos seus 173,57 Km2 de extensão, uma enorme variedade de paisagens, com cambiantes assinaláveis ao longo dos 365 dias do ano e através das 24 horas do dia. Do verde da Serra ao azul da Ribeira de Alge e do Rio Zêzere é possível contemplar os impressionantes monumentos com que a Natureza e a História contemplaram o espaço figueiroense e desfrutar do ar puro e de uma luz única que encantou o Mestre José Malhoa. Detentor de um património natural, cultural, construído e etnográfico de grande riqueza, que concilia com uma gastronomia tradicional de grande variedade, Figueiró dos Vinhos, designado por Malhoa como «Sintra do Norte», elevado a «Estância de Turismo», na década de 30 do século XX e declarado «Vila Florida da Europa» em 1998, - tem conhecido nos últimos anos um processo de desenvolvimento sustentado, traduzido na resolução das necessidades básicas e na construção de equipamentos sociais de referência, em respeito pela preservação ambiental e pelas tradições, que se reflecte na continuada melhoria da qualidade de vida das populações, permitindo receber com distinção quem visita o seu concelho.

Área do Concelho: 173,57 Km2
População Residente em 2011: 6 169 habitantes
Feriado Municipal: 24 de Junho – S. João Baptista
Feira Anual: 26, 27 e 28 de Julho – Feira de S. Pantaleão

O concelho de Figueiró dos Vinhos situa-se na Região Centro do País, a Norte do distrito de Leiria, na denominada Região do Pinhal Interior Norte, beneficiando de uma localização privilegiada no contexto regional, fruto das boas acessibilidades externas que o servem (IC8 e A13) permitindo a rápida ligação à A1 (Auto-Estrada do Norte) e à A23 (Auto-Estrada da Beira Interior), bem como à Linha Ferroviária do Norte em Pombal, e a Centros Urbanos como Coimbra, Tomar, Leiria e Castelo Branco.

Dados estatísticos - clique aqui (fonte: Datacentro - CCDRC)

Brasão


Brasão


Heráldica

Armas 

De ouro com um cacho de uvas de prata, assente no folhado de verde e sustido do mesmo, acantonado por quatro folhas de figueira, também de verde. Coroa com os dizeres “Vila de Figueiró dos Vinhos”, a negro.

Bandeira

Esquartelada de branco e de verde, cordões e borlas de prata e de verde. Lança e haste douradas.

Selo

Circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres: “Vila de Figueiró dos Vinhos”.

 

Logótipo do Município de Figueiró dos Vinhos

Logótipo

    A logomarca é composta por duas partes:
  • O elemento gráfico histórico a branco, com o fundo verde;
  • O nome do Município, em minúsculas fortes, utilizando dois Pantone (3435 CVC 3 362 CVC), em equilíbrio com o elemento gráfico

 

Elemento Gráfico

O Município de Figueiró dos Vinhos, por ser uma instituição pública apostada no desenvolvimento económico e social do seu território, necessitava de melhorar a sua imagem corporativa, procurando com isso transmitir e estar sempre associado aos valores da modernidade e do desenvolvimento sustentável, alicerçados no património histórico e natural existente.
Associando a imagem corporativa à Torre Comarcã, vulgarmente conhecida por Torre da Cadeia, implantada na malha urbana do Centro Histórico da Vila e construída em 1506 como símbolo da determinação dos «Homens Bons do Concelho», numa época em que o poder senhorial se queria sobrepor ao da Assembleia do Povo, à cada vez mais presente estética contemporânea do design actual, foi criada uma nova imagem mais orgânica e simbólica, transmitindo a união entre o ilustre passado e os desafios futuros, a inconstante e livre onda de pensamento e inovação, quer criativa, quer técnica.
O anterior símbolo do Município (Brasão Municipal), foi substituído pela Torre Comarcã, alterando radicalmente todo o grafismo associado, preservando a identidade municipal através da escolha de um símbolo representativo, reconhecido e único a nível nacional
A Torre Comarcã foi trabalhada para dar um conceito de dinamismo e progresso aliado às antigas tradições do trabalhar a pedra, patente indiscutivelmente no centro do logótipo, representando simultaneamente o dinamismo e o progresso na forma como a torre foi desenhada, adoptando uma perspectiva de verticalidade e a um movimento corporativo mais dinâmico.
A cor usada pretende reflectir, simultaneamente, a prosperidade e bem-estar, a mancha verde que cobre quase todo o nosso Concelho, bem como a cor tradicional associada ao Brasão Municipal.

Lettering

A fonte utilizada teria de remeter para um contexto mais moderno, não se dissociando da imagem que se descreveu anteriormente. Após estes parâmetros, escolheu-se a fonte Bolonewt, um tipo de letra bem aberta sem serifas e de fácil leitura. Foram utilizados dois tons de verde, o verde-escuro desde sempre associada ao institucionalismo municipal e o verde-claro, que procura transmitir alguma irreverência e modernismo, mas nunca se afastando muito dos valores e dignidade institucional impostos pela organização que procura representar.
Uma vez feito a marca e tendo definido o lettering, iniciou-se a terceira fase da execução gráfica da logomarca, associando a imagem criada ao lettering. A colocação do lettering imediatamente abaixo da marca, procurou assim o equilíbrio mútuo forçando a atribuição de espaço à sua colocação e aplicação com destaque na sua relação com outros objectos ou espaços de codificação organizacional.

O resultado de todo este projecto materializou-se numa logomarca que apresenta uma estrutura quadrangular, unificada pela marca e pelo logo (lettering).

Foi intenção criar uma logomarca que pudesse ser facilmente identificável e identificativa do Concelho.

REVISTA MUNICIPAL
ESTÁGIOS PEPAL
CONSULTA PÚBLICA
SUBSCREVA AQUI
FACEBOOK
© Município de Figueiró dos Vinhos 2012 | Termos e Condições de Utilização | Desenvolvido por | Powered by