Protecção Civil

Enquadramento da Actividade

A protecção civil é a actividade desenvolvida pelo Estado, pelas Autarquias Locais e pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas, com a finalidade de:

• Prevenir riscos colectivos, inerentes a situações de acidente grave, catástrofe ou calamidade, de origem natural ou tecnológica;

• Eliminar ou atenuar os seus efeitos;

• Proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.

• As acções de Protecção civil desenvolvem-se assim, fundamentalmente nos domínios da prevenção, do planeamento e do socorro.

A Acção do Estado, da Autarquia e dos Cidadãos

• O Estado desenvolve e regula a actividade de protecção civil com base num conjunto de princípios, objectivos e orientações, consagrados na LEI DE BASES DA PROTECÇÃO CIVIL.

• As Autarquias são a base do sistema de Protecção Civil, do Ordenamento Territorial, do Planeamento de Emergência, da informação pública e responsáveis pela gestão dos meios e dos recursos.

• Os Cidadãos assumem-se simultaneamente, protagonistas e agentes de protecção civil no direito à informação sobre os riscos que correm no seu dia-a-dia e na adopção de medidas preventivas, e comportamentos de auto protecção e no cumprimento da legislação em situações de emergência - CULTURA DE SEGURANÇA UM ACTO DE CIDADANIA!

• As Outras Entidades têm o dever de cooperar de acordo com a respectiva competência, atributo e legitimidade.