CALENDÁRIO
APOIOS
Projetos Cofinanciados
LICENCIAMENTO
Licenciamento Zero
ARU
ARU
METEOROLOGIA

Protecção Civil

Gabinete Técnico Florestal

Introdução


Inserido numa área de vastas extensões de pinhal, o Concelho de Figueiró dos Vinhos é um território densamente florestado. Esta floresta, constituída essencialmente por eucalipto e pinheiro bravo, é o seu principal recurso natural e uma das mais importantes fontes de receitas. O coberto vegetal é, no entanto mais diversificado, apesar das restantes espécies serem menos significativas. É possível encontrar, por todo o Concelho, espécies como castanheiros, sobreiros, azinheiras, carvalhos, choupos, salgueiros, plátanos e acácias mimosa.

Tal como em todo o país, também em Figueiró dos Vinhos o coberto vegetal tem vindo a sofrer alterações. Espécies outrora abundantes como as figueiras e as videiras, que deram origem ao topónimo da sede de concelho, são actualmente em número pouco significativo. Bastante rico também em oliveiras, o seu número tem vindo a diminuir nos últimos anos. Devido à perda de importância da produção de azeite na economia local, algumas árvores foram deixadas ao abandono e muitas foram arrancadas.
Da floresta faz parte, para além do manto arbóreo, o manto arbustivo, que no território em análise é particularmente abundante em tojo, giesta, esteva, carqueja, feto, medronheiro e silva.

Consciente da importância do Espaço Florestal no concelho em termos sociais, económicos e ambientais a Câmara Municipal criou em 2004 o Gabinete Técnico Florestal, (GTF) que tem como principal objectivo centralizar as atribuições da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI), traduzidas em acções de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI).

 

REVISTA MUNICIPAL
ESTÁGIOS PEPAL
CONSULTA PÚBLICA
SUBSCREVA AQUI
FACEBOOK
© Município de Figueiró dos Vinhos 2012 | Termos e Condições de Utilização | Desenvolvido por | Powered by