CALENDÁRIO
PDM
PLATAFORMA DIGITAL - PDM
APOIOS
Projetos Cofinanciados
LICENCIAMENTO
Licenciamento Zero
ARU
ARU
REABILITAR
REABILITAR
IFRRU 2020
REABILITAR
METEOROLOGIA

Turismo

Animação Turística

Para os visitantes que procuram, para além do simples desfrutar contemplativo dos locais a visitar, alguma animação e contacto mais efectivo com a natureza, Figueiró dos Vinhos oferece um conjunto de actividades muito atractivas.
O Turismo activo, também conhecido por Turismo de natureza, caracteriza-se pela interacção dos desportos e actividades com o meio natural, resultando disso um contacto mais próximo com a natureza.
Procura-se viver experiências de grande valor simbólico, interagir e usufruir da Natureza, quer seja através da prática de actividades ao ar livre, como sejam os percursos pedestres, passeios e excursões ou observação da fauna e flora, ou de actividades desportivas (Kayaking, hiking, climbing, ...) e actividades de interesse especial (actividades que requeiram um elevado grau de concentração ou de conhecimento, como o birdwatching, ...).

 

Empresas de Animação Turística:

Cordastrong Cordastrong
Foz de Alge
3260-090 Figueiró dos Vinhos
Tel.: 916386503
Internet: www.cordastrong.pt
E-Mail: cordastrong@gmail.com

 

Go-Outdoor Go-Outdoor
Casal de S. Simão
3260-020 Aguda
Tel.: 236 628 199 / 916 428 275 / 916 292 279
Internet: www.go-outdoor.pt
E-Mail: info@go-outdoor.pt

 

Várzea da Raposa - Ecoturismo, Lda. Várzea da Raposa - Ecoturismo, Lda.
Ribeira Velha
3260-218 Campelo
Tel.: 236 434 153
Fax: 236 434 153
Internet: www.forteraposa.com.pt
E-Mail: forteraposa@gmail.com

 

 

 

Escalada

Aproveitando as excelentes condições naturais para a prática desta modalidade, existem em Figueiró dos Vinhos duas zonas de escalada, nas Fragas de S. Simão e nas Fragas do Cercal, com cerca de 40 vias de escalada, no que muitos já dizem ser dos sítios mais agradáveis para escalar na Região Centro.
Na zona envolvente à Praia Fluvial das Fragas de S. Simão encontramos 3 vias, com cerca de 75 metros de altura, com 3, 4 e 5 lanços, numa zona que impressiona pela sua envolvente beleza natural.
Na zona do Cercal encontramos 37 vias dispersas pela crista quartzitica, de IV a 6c, com alturas que rondam entre os 8 metros e os 22 metros.
Ambas as zonas de escalada encontram-se identificadas com placas informativas, com os respectivos croquis das vias.

Kayaking Kayaking Rapel

 

Percursos Pedestres

Percurso Pedestre

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, em parceria com a Associação de Moradores Refúgios de Pedra, inaugurou no passado dia 15 de Fevereiro, um percurso pedestre de pequena rota, circular, a começar e a terminar na Aldeia do Casal de S. Simão, aproveitando a deslumbrante paisagem que rodeia esta região.

Este percurso passa pelas Fragas de S. Simão e pela sua praia fluvial, por entre levadas e moinhos que ladeiam a Ribeira de Alge e a Ribeira do Fato e pelas povoações do Além da Ribeira, Ponte do Brás Curado e Saonda, onde ainda subsistem mantos da flora original da região.

Para mais informações, poderá contactar o Posto de Turismo de Figueiró dos Vinhos pelo telefone 236552178 ou turismo@cm-figueirodosvinhos.pt.

Figueiró dos Vinhos contínua assim a apostar no turismo, aproveitando as suas potencialidades, neste caso concreto a existência de uma aldeia integrada na Rede de Aldeias do Xisto.

Consulte o Folheto - frente

Consulte o Folheto - verso

Percurso Casal de S. Simão (Figueiró dos Vinhos) – Ferraria de S. João (Penela)

Percurso Casal de S. Simão (Figueiró dos Vinhos) – Ferraria de S. João (Penela)
O percurso, inaugurado em 2006, tem cerca de 13 km, que podem ser feitos em 4/5 horas e faz parte do projecto da Grande Rota das Aldeias do Xisto.
O traçado deste percurso foi idealizado a partir de antigos caminhos e levadas que se encontravam obstruídas.
A parte inicial e final do percurso desenvolve-se em montanha, onde se destaca a grandiosa vista sobre as aldeias do Casal de S. Simão e da Ferraria de S. João. A parte intermédia faz-se ao lado da ribeira da Ferraria e da Ribeira de Alge, através de antigas levadas, quedas de água e azenhas, com o verde dos loureiros e o som refrescante da água como cenário, a enfeitiçar e a seduzir o caminhante.

Percurso do Casal de S. Simão

Percurso do Casal de S. Simão
Trata-se de um percurso pedestre de pequena rota, acessível a todas as idades e condições físicas, numa zona de rara beleza (Fragas de S. Simão), enquadrado no Projecto da Rede das Aldeias do Xisto.
Este percurso desenvolve-se numa zona de grande riqueza paisagística, natural e etnográfica, onde se pode acompanhar antigas levadas, dar um mergulho na Praia Fluvial das Fragas de S. Simão, tendo as imponentes Fragas de S. Simão como cenário, o Casal de S. Simão e o coberto vegetal endógeno existente.

REVISTA MUNICIPAL
z
z
ESTÁGIOS PEPAL
CONSULTA PÚBLICA
SUBSCREVA AQUI
FACEBOOK
© Município de Figueiró dos Vinhos 2012 | Termos e Condições de Utilização | Desenvolvido por | Powered by