CALENDÁRIO
PDM
PLATAFORMA DIGITAL - PDM
APOIOS
Projetos Cofinanciados
LICENCIAMENTO
Licenciamento Zero
ARU
ARU
METEOROLOGIA

Turismo

Animação Turística

Para os visitantes que procuram, para além do simples desfrutar contemplativo dos locais a visitar, alguma animação e contacto mais efectivo com a natureza, Figueiró dos Vinhos oferece um conjunto de actividades muito atractivas.
O Turismo activo, também conhecido por Turismo de natureza, caracteriza-se pela interacção dos desportos e actividades com o meio natural, resultando disso um contacto mais próximo com a natureza.
Procura-se viver experiências de grande valor simbólico, interagir e usufruir da Natureza, quer seja através da prática de actividades ao ar livre, como sejam os percursos pedestres, passeios e excursões ou observação da fauna e flora, ou de actividades desportivas (Kayaking, hiking, climbing, ...) e actividades de interesse especial (actividades que requeiram um elevado grau de concentração ou de conhecimento, como o birdwatching, ...).

 

Empresas de Animação Turística:

Cordastrong Cordastrong
Foz de Alge
3260-090 Figueiró dos Vinhos
Tel.: 916386503
Internet: www.cordastrong.pt
E-Mail: cordastrong@gmail.com

 

Go-Outdoor Go-Outdoor
Casal de S. Simão
3260-020 Aguda
Tel.: 236 628 199 / 916 428 275 / 916 292 279
Internet: www.go-outdoor.pt
E-Mail: info@go-outdoor.pt

 

Várzea da Raposa - Ecoturismo, Lda. Várzea da Raposa - Ecoturismo, Lda.
Ribeira Velha
3260-218 Campelo
Tel.: 236 434 153
Fax: 236 434 153
Internet: www.forteraposa.com.pt
E-Mail: forteraposa@gmail.com

 

 

 

Escalada

Aproveitando as excelentes condições naturais para a prática desta modalidade, existem em Figueiró dos Vinhos duas zonas de escalada, nas Fragas de S. Simão e nas Fragas do Cercal, com cerca de 40 vias de escalada, no que muitos já dizem ser dos sítios mais agradáveis para escalar na Região Centro.
Na zona envolvente à Praia Fluvial das Fragas de S. Simão encontramos 3 vias, com cerca de 75 metros de altura, com 3, 4 e 5 lanços, numa zona que impressiona pela sua envolvente beleza natural.
Na zona do Cercal encontramos 37 vias dispersas pela crista quartzitica, de IV a 6c, com alturas que rondam entre os 8 metros e os 22 metros.
Ambas as zonas de escalada encontram-se identificadas com placas informativas, com os respectivos croquis das vias.

Kayaking Kayaking Rapel

 

Percursos Pedestres

Percurso Pedestre

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, em parceria com a Associação de Moradores Refúgios de Pedra, inaugurou no passado dia 15 de Fevereiro, um percurso pedestre de pequena rota, circular, a começar e a terminar na Aldeia do Casal de S. Simão, aproveitando a deslumbrante paisagem que rodeia esta região.

Este percurso passa pelas Fragas de S. Simão e pela sua praia fluvial, por entre levadas e moinhos que ladeiam a Ribeira de Alge e a Ribeira do Fato e pelas povoações do Além da Ribeira, Ponte do Brás Curado e Saonda, onde ainda subsistem mantos da flora original da região.

Para mais informações, poderá contactar o Posto de Turismo de Figueiró dos Vinhos pelo telefone 236552178 ou turismo@cm-figueirodosvinhos.pt.

Figueiró dos Vinhos contínua assim a apostar no turismo, aproveitando as suas potencialidades, neste caso concreto a existência de uma aldeia integrada na Rede de Aldeias do Xisto.

Consulte o Folheto - frente

Consulte o Folheto - verso

Percurso Casal de S. Simão (Figueiró dos Vinhos) – Ferraria de S. João (Penela)

Percurso Casal de S. Simão (Figueiró dos Vinhos) – Ferraria de S. João (Penela)
O percurso, inaugurado em 2006, tem cerca de 13 km, que podem ser feitos em 4/5 horas e faz parte do projecto da Grande Rota das Aldeias do Xisto.
O traçado deste percurso foi idealizado a partir de antigos caminhos e levadas que se encontravam obstruídas.
A parte inicial e final do percurso desenvolve-se em montanha, onde se destaca a grandiosa vista sobre as aldeias do Casal de S. Simão e da Ferraria de S. João. A parte intermédia faz-se ao lado da ribeira da Ferraria e da Ribeira de Alge, através de antigas levadas, quedas de água e azenhas, com o verde dos loureiros e o som refrescante da água como cenário, a enfeitiçar e a seduzir o caminhante.

Percurso do Casal de S. Simão

Percurso do Casal de S. Simão
Trata-se de um percurso pedestre de pequena rota, acessível a todas as idades e condições físicas, numa zona de rara beleza (Fragas de S. Simão), enquadrado no Projecto da Rede das Aldeias do Xisto.
Este percurso desenvolve-se numa zona de grande riqueza paisagística, natural e etnográfica, onde se pode acompanhar antigas levadas, dar um mergulho na Praia Fluvial das Fragas de S. Simão, tendo as imponentes Fragas de S. Simão como cenário, o Casal de S. Simão e o coberto vegetal endógeno existente.

REVISTA MUNICIPAL
z
z
ESTÁGIOS PEPAL
CONSULTA PÚBLICA
SUBSCREVA AQUI
FACEBOOK
© Município de Figueiró dos Vinhos 2012 | Termos e Condições de Utilização | Desenvolvido por | Powered by