Casal de S. Simão

A aldeia...

A entrada da aldeia de Casal S. Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, é extremamente fácil conduzindo às 23 habitações, que preservam a arquitectura original da Aldeia e os materiais da região, de um lado e do outro.

No cume da aldeia está implantado o Restaurante e Loja de Aldeia. Se a isto juntarmos um pequeno percurso pedestre que, em 15 minutos, nos leva à Praia Fluvial Fragas de S. Simão e uma ribeira, a de Alge, que passa a caminho do Zêzere, uma Ermida com muitos séculos de História e de histórias, o verde das serras circundantes que nos conduzem à Serra da Lousã, o ar puro e a paisagem deslumbrante das Fragas de S. Simão, aqui e além rasgada por uma ave de rapina...,  temos o Casal de S. Simão, um pequeno aglomerado de habitações que repousam tranquilamente no silêncio da serra e que tem ganho uma nova vida nos últimos anos.

O esforço dos particulares e da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos em preservar este local tem sido notório, tendo sido recompensado através da integração do Casal de S. Simão no Programa da Rede das Aldeias do Xisto. Surge assim, no horizonte, a possibilidade de potenciar o turismo na região, desenvolvendo unidades de turismo de aldeia num local que se apresenta renovado, constituindo um excelente exemplo de reabilitação de um património que é de todos nós.

Actualmente esta aldeia faz parte de uma rede de 26 aldeias, espalhadas pelo território do Pinhal Interior, onde o visitante poderá encontrar locais de extraordinária beleza natural, um rico património cultural e muitas ofertas de lazer.

Casal de São Simão Casal de São Simão Casal de São Simão Casal de São Simão

Vídeos Casal S. Simão - Rede das Aldeia do Xisto

"Imagens de Marca" - SIC Noticias - clique aqui

"Escape na SIC Noticias - Descobrir as Aldeias do Xisto"- clique aqui

"Escolha Portugal - Aldeias do Xisto"- clique aqui

Restaurante Varanda do Casal

Percurso Pedestre

Implantado no cume da aldeia está em funcionamento, desde Novembro de 2009, o Restaurante “Varanda do Casal” (Restaurante e Loja do Casal de S. Simão).

Ali poderá encontrar a gastronomia regional e um afecto que aliado à magnífica vista sobre a Aldeia, lhe transmitirá uma sensação de plena tranquilidade.

Também a Loja de Aldeia merece uma visita da sua parte ali podendo adquirir um produto local ou um dos símbolos da Rede das Aldeias do Xisto.

O Varanda do Casal foi reconhecido pelo Turismo de Portigal, em 8 de fevereiro de 2013, com a "Declaração de Interesse para o Turismo" - clique aqui

Varanda do Casal
Restaurante e Loja do Casal de S. Simão
Casal de S. Simão
3260-030 Figueiró dos Vinhos

Horário de Funcionamento:

Entre 1 de Julho e 30 de Setembro : Encerra à 2.ª feira
Entre 1 de Outubro e 30 de Junho : Encerra à 2.ª e 3.ª feira

Internet: www.varandadocasal.com
E-Mail: varandadocasal@gmail.com
Telefone: 236628304
Telemóvel: 967703994

Faça download do flyer (1.2MB)

Loja Aldeias de Xisto do Casal de S. Simão

Percurso Pedestre

Imbuída do espírito subjacente à Rede das Aldeias do Xisto, a Loja de Aldeia do Xisto é um espaço de venda de produtos regionais e locais de qualidade, definidos pela ADXTUR de acordo com os critérios de adequação ao local. Simultaneamente, é um lugar onde estarão à venda os produtos de marketing e merchandising das Aldeias do Xisto, bem como outros artigos de divulgação da rede.

A loja de aldeia deve ser vista como uma marca reconhecida, com uma identidade própria identificadora da Rede das Aldeias do Xisto e materializa a memória das antigas lojas de aldeia, onde o mobiliário, o seu modo de exposição e a sua funcionalidade remetem para os valores tradicionais e para a riqueza dos produtos endógenos.

Nesta loja pode conhecer o queijo, o vinho, as ervas aromáticas, as infusões, a doçaria regional. Pode usar os chapéus e as écharpes, as malas, os sacos e carteiras, os anéis, os colares, as pregadeiras ou levar para casa a decoração mais original ou obras de arte decorativa de criação manual. Para que tenha perto de si as coisas boas lá da aldeia.

Localização, Contactos e Horário:
De acordo com o “Restaurante Varanda do Casal”

Percurso Pedestre

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, em parceria com a Associação de Moradores Refúgios de Pedra implementou um percurso pedestre de pequena rota, circular, a começar e a terminar na Aldeia do Casal de S. Simão, aproveitando a deslumbrante paisagem que rodeia esta região.

Este percurso passa pelas Fragas de S. Simão e pela sua praia fluvial, por entre levadas e moinhos que ladeiam a Ribeira de Alge e a Ribeira do Fato e pelas povoações do Além da Ribeira, Ponte do Brás Curado e Saonda, onde ainda subsistem mantos da flora original da região.

Para mais informações, poderá contactar o Posto de Turismo de Figueiró dos Vinhos pelo telefone 236552178 ou turismo@cm-figueirodosvinhos.pt.

Mais informação - Clique aqui

Consulte o Folheto

Caso queira dar alguma sugestão ou mencionar alguma intervenção que entenda necessário, poderá contactar o Posto de Turismo de Figueiró dos Vinhos pelo telefone 236552178 ou turismo@cm-figueirodosvinhos.pt

Links: