CALENDÁRIO
APOIOS
Projetos Cofinanciados
LICENCIAMENTO
Licenciamento Zero
ARU
ARU
METEOROLOGIA

Turismo

Percursos Turísticos

Campelo

Percurso em Campelo - A Beleza da Serra

Campelo é a freguesia mais a norte do Concelho e também a mais extensa, em grande parte ocupada por uma notável mancha florestal.

Saindo de Figueiró tome a EN 236-1, tomando a direcção de Vilas de Pedro, que possui uma das mais antigas capelas da freguesia dedicada a N.ª Sr.ª do Pranto, podendo parar no modelar parque de merendas à saída do lugar. Seguidamente na Machuca, local onde no século XVII existiu um Engenho de Transformação de Ferro, pode passar à beira da ribeira e contemplar a bela da paisagem proporcionada pela moldura verde e pelos açudes existentes. Continue o percurso, passando pelo lugar de Fontão Fundeiro com o seu casario pitoresco, chegando, enfim, a Campelo. Parando no largo principal desloque-se junto ao leito da Ribeira de Alge que nasce a montante. Motivo de interesse é também a Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª da Graça, bastante elegante e com estatuária do século XVI.

Deixando Campelo cujo casario se encontra disposto em harmonia de presépio, tome a direcção de Alge, ao encontro da nascente da Ribeira de Alge, podendo mergulhar nas águas puras da Ribeira, repousar no parque de merendas, apreciando a beleza natural da região. Uma nota para referenciar vários exemplos que encontrará no seu percurso, a existência de Alminhas, devocionários populares símbolos da religiosidade do povo que se encontram em número elevado por todo o concelho. Subindo até ao lugar de Singral Cimeiro, aldeia mais a norte do concelho, desfrute do ar puro da Serra da Lousã e aprecie a olho nu exemplares de caça maior.

REVISTA MUNICIPAL
ESTÁGIOS PEPAL
CONSULTA PÚBLICA
SUBSCREVA AQUI
FACEBOOK
© Município de Figueiró dos Vinhos 2012 | Termos e Condições de Utilização | Desenvolvido por | Powered by