Percursos Turísticos

Foz de Alge - Bouçã

Percurso Foz de Alge – Bouçã - O Azul do Rio

A Ribeira de Alge que nasce no Chão de Alha, na Freguesia de Campelo, atravessa o concelho de Norte a Sul, terminando o seu percurso buliçoso nas águas do Rio Zêzere, tornadas calmas pela Albufeira da Barragem do Castelo do Bode, no lugar de Foz de Alge. Aqui, o azul da água e o verde dominante da paisagem envolvente, fundem-se num quadro natural e belo, constituindo-se, por isso, num local de visita obrigatória. Para aceder a este idílico recanto, tome a partir de Figueiró, a ex. E.N. 350 até à povoação de Enchecamas, onde tomando a direcção à sua esquerda seguirá pelo C.M. 1142 até ao lugar de Foz de Alge. Neste local são várias as opções, pelo que sugerimos, um olhar sobre as Ruínas das Antigas Ferrarias da Foz de Alge, importante unidade proto-industrial do século XVII, de grande interesse arqueológico, situadas sob a ponte que atravessa a ribeira, a prática da pesca desportiva e dos desportos náuticos como o remo, vela, canoagem, motonáutica, jet-sky, ou simplesmente um refrescante banho.

Ali bem perto, a Pista de Pesca Desportiva merece uma visita, seja ou nao amante deste desporto.

Pode ainda verificar as características do casario tradicional e deliciar-se com a gastronomia onde pontificam naturalmente os pratos à base de peixe do rio: achigã, carpa, barbo, boga. O novo Parque de Campismo com uma inserção natural única convida a aí permanecer.

Sempre à beira do Zêzere passe pelos lugares de Valbom, do Casalinho de Santana e da Ribeira do Brás, e aprecie a maravilhosa paisagem que é proporcionada. Depois siga o CM 517, em direcção a Arega, sede de freguesia, que recebeu de D. Pedro Afonso, Carta de Foral em 1201, sendo um dos concelhos medievais mais antigos do país. Vila laboriosa e progressiva, merece nota de registo a Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª da Conceição, templo antigo, com estatuária religiosa de grande valor.

De novo em Figueiró dos Vinhos tome a ex EN 237 em direcção a Bairradas, a mais nova freguesia do Concelho, visitando a Capela do Bom Jesus da Sobreira, com o seu altar em talha dourada e azulejos setecentistas.

Em Bairradas encontra a Igreja de N.ª Sr.ª do Livramento, datada do século XVII, na estrada que nos leva à Barragem da Bouçã que oferece um magnífico cenário proporcionado pela sumptuosa queda de água.