PDM

Percursos Turísticos

Ribeira de Alge

Percurso da Ribeira de Alge

Em Figueiró dos Vinhos tome a ex EN 237 em direcção de Aldeia Ana de Aviz, onde encontrará à entrada a Praia Fluvial dotada de parque de merendas, bar de apoio e balneários, em que as suas águas límpidas convidam a um mergulho. Entre na Aldeia e aprecie as suas ruas de casas pitorescas. Suba até ao Miradouro de N.ª Sr.ª da Penha de França e contemple todo o vale onde predominam os desenhos dos lameiros que as culturas agrícolas proporcionam bordejados pelo curso de água, um tesouro rural que ainda se manifesta nesta zona.

Continue em direcção ao Miradouro de S. Neutel, local onde existe uma capela que venera este Santo e a vista alcança uma perspectiva única da Vila de Figueiró e de alguns concelhos vizinhos.

Retome a ex EN 237 em direcção às Fragas de S. Simão. Faça uma paragem no renovado Miradouro e contemple o belo cenário natural que lhe é proporcionado. Desça em direcção à Praia Fluvial onde poderá optar pelo passeio pedestre, pelo mergulho nas águas da Ribeira de Alge ou por alguns momentos de descanso nas zonas a isso destinadas. Visite os lugares de Além da Ribeira e Bacelo, onde encontrará moinhos tradicionais ainda em funcionamento, e recentemente recuperados, que ladeiam a ribeira. Dirija-se à Ermida de S. Simão, templo gótico com valiosas imagens de S. Simão e S. Judas Tadeu, e percorra as ruas da Aldeia Tradicional de Casal de S. Simão, com casas de "quartezite" exemplarmente recuperadas, inserida no Programa das Aldeias do Xisto.

O Casal de S. Simão é uma Aldeia do Xisto, constituída por 23 habitações que repousam tranquilamente no silêncio da serra e que tem ganho uma nova vida nos últimos anos preservando a arquitetura original da Aldeia e os materiais da região. Aqui, existe um pequeno percurso pedestre que, em 20 minutos, nos leva à Praia Fluvial das Fragas de S. Simão e a uma ribeira, a de Alge, que passa a caminho do Zêzere, uma Ermida com muitos anos de histórias, e um verde das serras circundantes que nos conduzem à Serra da Lousã.

As intervenções no espaço público (ruas, arranjos e eira comunitária) foram complementadas com a criação de um Restaurante típico e a Loja de Aldeia (www.varandadocasal.com). Aqui pode encontrar a gastronomia regional e produtos associados à região e à marca “Aldeias do Xisto”.

Foram criados nesta aldeia dois percursos pedestres e condições para as empresas de animação turística desenvolverem a sua atividade.

Prossiga em direcção a Aguda, sede de freguesia, onde pode admirar o Pelourinho da Bola e a Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª da Graça, com vários motivos de interesse, nomeadamente, um baixo relevo de pedra, do final do século XV, com um calvário, que se encontra sobre a porta.

Tomando o caminho que leva à Ribeira de Alge encontra vários restaurantes onde se privilegia os pratos confeccionados à base de peixe do rio, de que a Truta é rainha, bem como outras iguarias da gastronomia local.

z