.
Inaugurado em 1930 pela Comissão de Iniciativa, presidida pelo Dr. Manuel Simões Barreiros, o Jardim Parque de Figueiró dos Vinhos foi projetado e iniciada a sua construção no final do século XIX. O terreno para a sua implantação foi doado por Joaquim Lopes de Paiva (1853-1941), que o possuía junto à sua residência na vila. A doação foi feita já com os plátanos recém-plantados e que ladeiam a Avenida Padre Diogo de Vasconcelos.
A Comissão de Iniciativa constituída pelo Dr. José Martinho Simões, Dr. Manuel Simões Barreiros, Prof. João António Semedo, Tenente Carlos Rodrigues Manata e José Manuel Godinho, obteve do governo a elevação a Estância de Turismo da vila de Figueiró dos Vinhos, em 1928.
O traçado e a estética do Jardim Parque decorrem do Romantismo, na criação de espaços comuns de sociabilidade, dentro do espírito do Liberalismo oitocentista. Os arbustos recortados com formas diversas (Topiaria) foram sempre uma das caraterísticas deste conjunto, arte em que o Jardineiro José Francisco Simões Júnior (1910-1997) foi mestre.
Durante a Feira de São Pantaleão, passou a ser palco anual das “Festas do Parque”.
Em 1998, foi premiado com a Medalha de Prata no “Concurso Europeu de Cidades e Vilas Floridas”.